CCT-CRICARÉ CLUBE DE TIRO
*-O Atirador está pronto? À espera!* À partir daí a adrenalina do atirador só sobe até ouvir o bip do cronógrafo, quando inicia a solução da situação simulada pelos técnicos de pista. A situação da pista é montada com disposição dos alvos e barreiras simulando uma situação real de ação do dia a dia. Estamos falando do esporte Tiro Prático que é regulamentado por leis, normas e regulamentos do Ministério do Exército, e que vem crescendo como esporte, defesa pessoal e como terapia.
Todos os movimentos do atleta na prova são acompanhados por árbitros devidamente formados pela Confederação Brasileira de Tiro Prático. Por isso, diferentemente do futebol ou outra modalidade esportiva que causam acidentes fraturas luxações, o Tiro Prático não tem histórico de acidentes devido à carga de cursos, treinamentos e orientações onde se dá ênfase excessiva à questão da segurança no manuseio do equipamento dentro e fora do clube.
O CCT-Cricaré Clube de Tiro foi fundado em São Mateus-ES em 1996 por 45 apaixonados pela modalidade Tiro Prático, Tiro ao Prato e Tiro ao Alvo na categoria Silhueta Metálica. Teve como Presidente Jean Barcelos e como Vice-Presidente e Diretor Técnico Ubirajara Negreiros.
A criação do Cricaré Clube de Tiro clube foi um clamor dos atiradores como forma de viabilizar a legalização dos equipamentos e dos atletas junto à FESTP-Federação Espírito Santense de Tiro Prático, CBTP-Confederação Brasileira de Tiro Prático, IPSC-International Practical Shooting Confederation e Ministério do Exército para que os mesmos pudessem obter autorização de tráfego com os equipamentos nas competições locais, estaduais, nacionais e internacionais, além de autorização para compra de armas e munições diretamente da fábrica.
Com 45 associados praticantes das modalidades do Tiro o clube tinha uma equipe principal com oito atiradores, que representava o clube em todo os campeonatos no estado e representava a Federação em competições à nível nacional. Integrava essa equipe Abrahão Felipe da Costa Júnior, Jean Carlo Barcelos, Ubirajara Negreiros, Raphael Pagotto Azevedo, Helder Tabosa Delfino, José Horácio Barbosa, Carlos Eduardo Coutinho e Paulo Roberto Akisaski.
Incontáveis foram as conquistas da equipe de Tiro Prático do Cricaré Clube de Tiro á nível local, regional e nacional, tendo o atleta Abrahão da Costa Jr. participado em vários campeonatos internacionais, tendo sua pontuação ranqueada pela CBTP.
No clube o atleta recebe todas as noções sobre segurança no manuseio dos equipamentos, postura e empunhadura, estratégia de equipamentos, burocracia e técnicas avançadas para a prática do esporte Tiro do esporte.